sexta-feira, 25 de maio de 2012


INPE   (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS)

 Lança cartilha educativa sobre a Rio+20.


Com a colaboração da Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - (INPE) lançou uma cartilha educativa sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da miséria - temas da Conferência Rio+20, que acontecerá de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.


A cartilha “O Futuro que Queremos - economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, têm 23 páginas e traz um histórico das conferências anteriores relacionadas ao meio ambiente e questões ecológicas, além de recomendações que mostram como a população pode contribuir na preservação dos recursos naturais.

O material está disponível em PDF e é uma boa pedida para professores usarem em sala de aula.

O leitor tem acesso a informações sobre as mudanças climáticas previstas, às atividades do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e outros projetos e programas nessas áreas. 


  A cartilha elaborada pelo "INPE" (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), relata bem a atual importância em acelerarmos a limpeza e preservação do planeta, tarefa de todos, atribuí isso até como estratégia de marketing onde empresas que incentivam projetos de conservação ambiental ou promovem a reciclagem estão vinculando sua imagem ao desenvolvimento sustentável.

Quer conferir na íntegra acesse:   http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf

sexta-feira, 11 de maio de 2012

François Holland e Vladimir Putin confirmam participação na RIO+20



Os novos presidentes da França, François Holland e da Russia, Vladimir Putin confirmaram que vem ao Brasil, participar da cúpula "Rio +20", que será realizada entre os dias 20 e 22 de junho. Mas a reunião pode perder força, se o americano Barack Obama e a chanceler alemã Angela Merkel não aparecerem.

Demonstrando a superioridade do Presidente dos Estados Unidos Americano Barack Obama em definir posições sobre o multilateralismo


Mais importante que o convite feito pela presidente Dilma Roussef para que o presidente americano Barack Obama participe da Rio +20, confererência da ONU para desenvolvimento sustentável, que vai acontecer no Rio de Janeiro no próximo mês de junho, é que ele ganhe a reeleição em novembro. De acordo com o embaixador André Corrêa do Lago, chefe das negociações do Brasil para a conferência, a atuação de Obama nos temas que se referem às discussões internacionais sobre sustentabilidade é que mais interessam neste momento. "O governo Obama, desde o ínício e de forma clara, quer fortalecer o multilateralismo das discussões e é muito importante isso ter continuidade", disse o embaixador.

Apesar da desistência da Chanceler Alemã Ângela Merkel, mais dizendo estar interessada nas negociações.








http://bandnewstv.band.com.br/noticias/conteudo.asp?ID=592584&tc=mundo-novo-presidente-frcnc%C3%AAs-confirmc-presen%C3%A7c-nc-%C2%B4rio+20%C2%B4


http://noticias.terra.com.br/ciencia/rio20/noticias/0,,OI5713528-EI19851,00-Para+Brasil+reeleicao+de+Obama+vale+mais+que+presenca+na+Rio.html


http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/05/presidentes-de-franca-e-russia-dizem-dilma-que-estarao-na-rio20.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012



Segue alguns blogs visitados:

Muito conteúdo relativo ao panorama ecológico.

Achei o layout muito legal, vale a visita. Tocam nos tópicos consciência ambiental, erradicação da pobreza, redução de risco de desastres, desenvolvimento sustentável, coleta seletiva e de orgânicos, recicláveis. Todos bem escritos, com fotos interessantes. Muito bom !

Matéria interessante sobre escola sustentável, blog limpo, bem estruturado.

Blog de um único aluno, comenta sobre energia solar, produção de madeira e a própria Rio+20.

Blog com agenda bem interessante, com informações minimizadas.

Agenda 21, calendário de eventos.

Consciência ambiental, RS, Rio+20 e um bonito layout.
 Segue alguns Blogs visitados:

Responsabilidade Social na juventude, engajamento em projetos sócio-ambientais, pouco conteúdo.
 
Layout mais bonito até aqui. Só uma postagem.

Comentários sobre outros blogs, 2 visitas e 2 posts. Matéria bem interessante sobre o Centro Educativo.

Layout bem feito, matéria legal sobre festival de cinema ambiental, e todos os posts são bem interessantes e com fotos legais.

Original . Postaram o link para quem quer ser voluntário.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Matéria do "O Globo" 

‘O que temos que fazer na Rio+20 é nos recomprometermos com os compromissos já feitos’


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/o-que-temos-que-fazer-na-rio20-nos-recomprometermos-com-os-compromissos-ja-feitos-4751170#ixzz1tFXWKNj9
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vídeo imperdível sobre "A história das coisas" com uma crítica dura sobre o capitalismo e a forma que vivemos.

http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k

Faz refletirmos sobre o consumo, diferenças entre os países, forma de utilização dos recursos etc.

Postado por: Grupo 01 de Adm  (AVM)   

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Brics apoiam 'economia verde' que não afete crescimento de emergentes

Declaração assinada na Índia ressalta decisões tomadas na Rio+20.
Grupo diz que desenvolvimento sustentável não pode sacrificar mais pobres.


Os países que integram o Brics (Brasil, Rússia, ÍndiaChina e África do Sul) afirmaram que as nações emergentes e mais pobres não podem sacrificar o crescimento econônomico com a justificativa de implantar uma economia verde no mundo.
O grupo ressaltou no documento final da IV Reunião do grupo, que encerrou nesta quinta-feira (29) em Nova Délhi, na Índia, a preocupação com o desenvolvimento sustentável e com a biodiversidade e mudanças climáticas.
De acordo com a “Declaração de Delhi”, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento com foco no social, ambiental e econômico devem ser entendidos como conceito de “economia verde” – definição que será feita na Rio+20, cúpula que vai debater o futuro econômico, social e ambiental do planeta e que vai ocorrer no Rio de Janeiro em junho.
Porém, os países se opõem à introdução de qualquer forma de barreiras ao comércio e ao investimento como justificativa de desenvolver uma economia verde. Segundo a declaração, ações para implantação do desenvolvimento sustentável no planeta são “um meio para alcançar as prioridades fundamentais e não um fim”.
Flexibilidade dos governos
O documento afirma ainda que os governos têm que ter flexibilidade e espaço político para fazer suas escolhas “e definir seus caminhos” sobre a questão, preservando o cumprimento das Metas do Milênio, que têm de ser cumpridas por países em desenvolvimento até 2015 e focam principalmente no combate à pobreza no mundo.
“Temos de assegurar que o crescimento nesses países não pode ser afetado. Qualquer desaceleração teria graves consequências para a economia mundial”, afirma a declaração, que foi assinada pela presidente Dilma Rousseff, na Índia.
A declaração afirma também que China, África do Sul, Índia e Rússia vão ajudar o Brasil a trabalhar na conferência para “um resultado positivo e prático”. Eles ainda mencionam a preocupação com as mudanças climáticas e prometem “se esforçar para implementar nos países protocolos voltados à biodiversidade”, cumprindo as metas impostas pela Convenção da ONU sobre o tema.
A índia recebe em outubro a Conferência das Partes sobre a Biodiversidade e o Catar a COP-18, sobre mudanças climáticas.
Resultados
Índia e Brasil querem uma nova ordem mundial e reformas no Conselho de Segurança das Nações Unidas que levem em consideração a nova realidade do mundo, afirmou a presidente brasileira em um artigo publicado no jornal "The Times of India".
"Brasil e Índia convergem fortemente para a reforma das organizações internacionais, seja a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de um novo modelo de responsabilidade do FMI ou o estabelecimento de novos fóruns de alto nível, como o G20, IBAS, BASIC e Brics", afirma Dilma.


Fonte: G1
29/03/2012 15h08 - Atualizado em 29/03/2012 20h15

Postado por: Grupo 01 de Adm  (AVM)   

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Documentos oficiais da Conferência

"Esboço Zero - O futuro que queremos
O Esboço Zero, também chamado de Minuta Zero, foi apresentado no dia 10 de janeiro de 2012 e, como o próprio nome sugere, é um esboço do documento final da Conferência, com contribuições de todos os Estados-membros da ONU.  O esboço zero está em discussão e deverá sofrer alterações até o início conferência, em junho.

Resolução 64/236 da Assembleia Geral da ONU
Resultado da Reunião Plenária realizada no dia 24 de dezembro de 2009, onde foi tomada a decisão de organizar e delimitar o escopo, em 2012, a Conferência Rio+20. A principal função dessa resolução é determinar que da conferência resultará um documento consensual das nações participantes."

Fonte:http://hotsite.mma.gov.br/rio20/wp-content/uploads/Zero_Draft_PORT.pdf

Postado por: Grupo 01 de Adm  (AVM)